Custódia no altar

EUCARISTIA

O que é a Eucaristia?

A Eucaristia – que significa ação de graças - é a meta e o ponto de partida da vida cristã. Todos os sacramentos ordenam-se para a Eucaristia e ela é o maior tesouro que temos. Porquê? Porque no Sacramento da Eucaristia temos o próprio Jesus realmente presente. A Missa torna presente a entrega de Jesus na cruz e é nela que Deus, através do Sacerdote-Padre, transforma o pão e o vinho em verdadeiro e real Corpo e Sangue de Jesus. Quando comungamos, a nossa união-Comunhão com Cristo aumenta, porque a hóstia é o próprio Jesus, sendo necessária uma preparação cuidada para ir comungar. Por estas razões, quando entramos numa Igreja que tenha sacrário, devemos cumprimentar Jesus, que está realmente presente.

“Tomou então o pão e depois de dar graças partiu-o e deu-lho dizendo — Isto é o meu corpo, que vai ser entregue por vós; fazei isto em minha memória.” (Lc 22, 19)

Durante a Sua última ceia, Jesus abençoou o pão e o vinho, consagrando-os no Seu corpo e sangue e distribuindo-os aos discípulos que ceavam com Ele. Feito isto, pediu: «fazei isto em minha memória».

Sendo “a meta e o ponto de partida da vida cristã”, a Missa deve ser participada regular e conscientemente. De seguida, apresenta-se a forma de todos poderem participar na celebração da Eucaristia e, igualmente, os caminhos de formação para a Primeira Comunhão, começo da participação plena na celebração da Missa.

Participação na Eucaristia

Na paróquia de Loures celebra-se missa ferial (de segunda a sexta-feira, exceto dias santos) às 18h30 na capela do centro paroquial. As missas dominicais, vespertinas (sábado à tarde) e no domingo, celebram-se na igreja matriz e noutros locais. Consulte o horário completo de celebrações aqui.

Preparação para a participação na Eucaristia (Primeira Comunhão)

Pode comungar quem tenha mais de seis anos, seja batizado, tenha consciência d’Aquele que vai receber e esteja em condições para comungar. As crianças e adolescentes que querem percorrer o caminho da Iniciação Cristã, começando por se preparar para receber a Primeira Comunhão, devem frequentar a respetiva catequese de infância e adolescência. Poderá saber mais sobre a catequese aqui. Quem tiver idade superior aos 16 anos encontra resposta para o seu processo de crescimento na fé e preparação para a celebração da Primeira Comunhão (e demais sacramentos da Iniciação Cristã – Batismo e Crisma) na catequese de adultos. Poderá saber mais sobre a catequese de adultos aqui.

A celebração da Primeira Comunhão é feita habitualmente no dia do Corpo de Deus. No entanto, se for em conjunto com a celebração do Crisma, a data é combinada com o sr. Bispo.

Em alternativa ao contacto direto, tanto com a catequese da infância e adolescência, tanto com a catequese de adultos, poderá contactar o cartório para esclarecimento de possíveis dúvidas e encaminhamento para a resposta adequada. Se a sua situação não está descrita acima ou, por outra razão acha que não pode celebrar ou pedir a Primeira Comunhão para o seu filho, não deixe de contactar o cartório paroquial para esclarecimento aprofundado da sua situação.

Cálice e Espiga

Antes da Primeira Comunhão

Quem é batizado deve entregar a cédula de Vida Cristã ao catequista, para se fazer o respetivo averbamento. Habitualmente, realizam-se um ou mais encontros com os pais para preparação da celebração.

Antes da Primeira Comunhão, realiza-se um tempo de oração para possibilitar uma preparação próxima mais orante e intensa. Nesse tempo, ou noutro momento a combinar, quem vai fazer a Primeira Comunhão, a fim de receber este sacramento em graça, deve celebrar a confissão, sendo para a quase totalidade a Primeira Confissão.

Primeira Comunhão

Para o dia da Primeira Comunhão

Quem vai receber a Primeira Comunhão e familiares devem chegar com algum tempo de antecedência ao local de celebração, normalmente a igreja matriz.

Devem apresentar-se dignamente vestidos, de preferência com alguma peça de roupa branca lembrando a sua condição de Batizado.

A paróquia garante a presença dos profissionais suficientes para a reportagem fotográfica. Não são precisos nem permitidos outros fotógrafos. A decoração do espaço é habitualmente garantida por voluntários. Outras hipóteses devem ser combinadas atempadamente.

No final da celebração serão entregues as cédulas devidamente atualizadas.

A Primeira Comunhão é uma celebração muito importante. Por isso é, justamente, celebrada como uma grande festa. É, muitas vezes, apresentada como uma meta. Quando assim é considerada, pode levar a pensar que, quem chegou à meta, não tem mais a caminhar. Porém, a expressão “primeira” supõe “segunda”, “terceira”... é, assim, a primeira de muitas. Por isso, quem recebe a Primeira Comunhão deve, por si próprio e, com a ajuda da família e amigos, ser perseverante na participação na Missa.