Espírito Santo

CRISMA

O que é o Crisma?

O Sacramento da Confirmação, mais conhecido por Crisma – que significa unção, é um dos Sacramentos da iniciação cristã. Os que recebem o Crisma estão mais perfeitamente ligados à Igreja, são especialmente assistidos pelo Espírito Santo, e estão mais incentivados a difundir e a defender a fé por palavras e obras. Durante o Crisma, o Bispo impõe as mãos e unge com o óleo consagrado, sinal de abundância, alegria, purificação, agilidade para a luta e cura. Por fim, é sinal de uma consagração, pois os que são ungidos participam mais na missão de Jesus Cristo e na plenitude do Espírito Santo.

"Quando vier o Espírito da Verdade, Ele guiar-vos-á para a verdade total, porque não falará de Si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e anunciar-vos-á o que há de vir." (Jo 16, 13)

O Espírito da Verdade de que nos fala o evangelho é o Espírito Santo, que nos dá a Sabedoria, o Entendimento e os demais Dons, através dos quais podemos Ver o que outros não veem e Ouvir o que outros não ouvem, acerca das coisas de Deus. Os Seus frutos são a Fé, a Esperança e a Caridade, que é o amor cristão.

Aspetos práticos da preparação e celebração do Crisma

Na prática pastoral atual, a Confirmação celebra-se depois da Primeira Comunhão, já no final da catequese de infância e adolescência, ou seja, a partir dos 16 anos. As crianças e adolescentes que querem viver toda a Iniciação Cristã devem frequentar a respetiva catequese de infância e adolescência. Poderá saber mais sobre a catequese aqui. Quem tiver idade superior aos 16 anos, encontra resposta para o seu processo de crescimento na fé e preparação para a celebração do Batismo (e demais sacramentos da Iniciação Cristã, como o Batismo ou a Eucaristia na Catequese de Adultos. Poderá saber mais sobre a catequese de adultos aqui.

Tanto para adolescentes como para adultos, a celebração do Crisma é única e ocorre uma única vez no ano pastoral. A data é previamente combinada com o sr. Bispo.

Em alternativa ao contacto direto, tanto com a catequese da infância e adolescência, tanto com a catequese de adultos, poderá contatar o cartório para esclarecimento de possíveis dúvidas e encaminhamento para a resposta adequada. Se a sua situação não está descrita acima ou, por outra razão, ache que não pode celebrar ou pedir a celebração para o seu filho, não deixe de contatar o cartório paroquial para esclarecimento aprofundado da sua situação.

Diploma Crisma

Antes do Crisma

Em articulação com o catequista, é recolhida antecipadamente a informação necessária para realizar o assento do Crisma e fazer o averbamento no assento do Batismo. Juntamente com esta informação deve ser entregue a Cédula de Vida Cristã.

Para o Crisma é necessário um padrinho ou uma madrinha.
Pode ser padrinho quem:
- tenha mais de 16 anos;
- queira assumir a missão de padrinho;
- tenha completado a Iniciação Cristã (Batismo, Crisma e Eucaristia);
- continue a viver conforme a sua identidade cristã (ter em atenção por exemplo: quem rejeitou a pertença à Igreja Católica ou situações familiares sem a celebração do sacramento do matrimónio).

Antes do Crisma realiza-se um retiro para possibilitar uma preparação próxima mais orante e intensa. No retiro, ou noutro momento a combinar, quem vai celebrar o Crisma, a fim de receber este sacramento em graça, deve celebrar a Confissão.

Bispo imposição das mãos

Para o dia do Crisma

Os crismandos e familiares, especialmente o padrinho ou madrinha, devem chegar com algum tempo de antecedência ao local de celebração, normalmente, a igreja matriz. Devem apresentar-se dignamente vestidos, de preferência com alguma peça de roupa branca, lembrando a sua condição de Batizado. Devem trazer uma vela, idealmente a do Batismo.

A paróquia garante a presença dos profissionais suficientes para a reportagem fotográfica. Não são precisos nem permitidos outros fotógrafos. A decoração do espaço é habitualmente garantida por voluntários. Outras hipóteses devem ser combinadas atempadamente.

No final da celebração serão entregues as Cédulas de Vida Cristã devidamente atualizadas.

O cristão crismado, acolhendo a plenitude do Espírito Santo, é “outro Cristo”. É um cristão mais fortemente ligado à comunidade, deixando-se guiar pelo Espírito que Jesus Cristo ressuscitado nos dá. Por isso, antes da celebração do Crisma, deve discernir em que grupo, serviço, movimento da paróquia se vai integrar mais, para manter viva a vida cristã e para enriquecer a comunidade com os dons que o Espírito lhe comunica. Após o Crisma deve, mesmo, integrar e ser membro ativo desse grupo, serviço ou movimento.