Relatório de Contas - Grupo Social

3 de maio de 2021

Durante o ano de 2020 O Grupo Social da paróquia de Santa Maria de Loures continuou a sua missão de distribuir roupas e alimentos pelos indivíduos e famílias carenciadas da freguesia de Loures.

A situação pandémica criou fortes restrições à nossa atividade, forçando-nos a dispensar temporariamente 4 voluntários com mais de 75 anos e adaptar o sistema de distribuição de forma a garantir a segurança de todos os intervenientes.

Apesar das adversidades, o grupo garantiu a distribuição de bens alimentares a 173 famílias, compostas por 497 adultos e 84 crianças.
As receitas tiveram grande alteração em relação aos anos anteriores, tendo-se verificado quer diminuição quer aumento de receitas. Como perda de receitas desde logo com a suspensão das cerimónias religiosas presenciais Oi e posteriormente com ofertório da paróquia a ser feito a saída da missa levou-nos abdicar de nosso peditório para evitar que ocorressem dois em simultâneo.

Por outro lado tivemos aumento de receitas por parte da Junta de Freguesia, o apoio da Hovione e da Câmara Municipal de Loures.

• A junta de freguesia de Loures que nos atribuía um subsídio de 4 000 € Aumentou o valor para 5 000 €;
  • A Hovione atribuiu-nos um subsídio de 3 000€;
  • A câmara municipal de Loures atribuídos um cabaz de alimentos a partir de 7 de maio até final do ano no valor de 1571,31 € e ainda um subsídio no valor de 1 675 € no mês de agosto.

• O aumento da Junta e da Câmara permitiu-nos manter e até aumentar as quantidades entregues às famílias. Por outro lado o subsídio da Hovione permitiu, conforme compromisso na candidatura, a manutenção e o aumento no número de conservas, azeite e a comparticipação na compra de bacalhau na distribuição de dezembro.

Estas entidades o nosso agradecimento por nos permitirem melhor apoio às famílias mais carenciadas da nossa freguesia.
    Gostaríamos ainda de agradecer as “Mastronças do Moulin Rouge” e ao colégio que organizaram recolha de alimentos no mês de dezembro.