Igreja Matriz

MATRIMÓNIO

O que é o Matrimónio?

O matrimónio cristão estabelece e santifica a união entre o homem e a mulher que fundam uma nova família. É celebrado na Igreja. Tem como características a liberdade, unidade e indissolubilidade e tem como fim a união dos esposos e a geração e educação dos filhos. A graça do sacramento aperfeiçoa o amor humano dos esposos e santifica-os no caminho da vida eterna. O sacramento do matrimónio assenta no consentimento dos noivos, quer dizer, na vontade de se darem mútua e definitivamente, com o fim de viverem uma aliança de amor fiel e fecundo, tomando o exemplo da união de Cristo com a Igreja.

“Não lestes que o Criador, desde o princípio, fê-los homem e mulher, e disse: ‘Por isso, o homem deixará o pai e a mãe, e se unirá à sua mulher, e serão os dois uma só carne’?” (Mt 19, 4-5)

O chamamento à união integral entre homem e mulher é uma vocação natural, instaurada desde o início da criação. Nesta vocação, homem e mulher encontram e vivem o seu próprio projeto de vida, e como um só encontram sentido de si e sentido de Deus.

Preparação e celebração do Matrimónio

O Casamento é um sacramento da Maturidade Cristã e deve ser celebrado entre dois cristãos que tenham feito a Iniciação Cristã (Batismo, Crisma e Eucaristia) e estejam em estado de graça. É, igualmente, um direito de todos os batizados, pelo que não pode ser negado a nenhum batizado que esteja livre para casar.

Os noivos devem ambos ter a Iniciação Cristã. No entanto, se um ou os dois forem apenas batizados, o processo realiza-se da mesma forma. Devem saber o local onde foram batizados e a data (ao menos aproximada) do Batismo. O Matrimónio católico celebrado em território nacional no qual, pelo menos, um dos noivos tem nacionalidade portuguesa tem validade civil, obrigatoriamente. Se os noivos forem solteiros civilmente devem tratar das formalidades junto das conservatórias do Registo Civil para obter uma Certidão para Casamento. Sendo já casados civilmente devem obter um Certificado de Casamento.

Existe uma variedade de situações para além do apresentado acima (ex.: um dos noivos é viúvo, um dos noivos não é batizado, etc). Todas estas situações são tratadas tendo como base o acima explicado e acresce os pedidos e/ou procedimentos extra, conforme a situação a ser esclarecida no cartório paroquial ou junto do padre. Os casamentos realizam-se, habitualmente, aos sábados às horas certas (10h, 11h, 12h,...).

Noivos

Antes do Matrimónio

Marcar antecipadamente o Casamento.
O processo religioso trata-se na paróquia e pode começar com um ano de antecedência.
Tratar do processo civil. A Certidão para Casamento tem validade de 180 dias (c. de 6 meses).

Testemunhas ou padrinhos
Serão habitualmente quatro. Dois devem ser completamente identificados para constarem como testemunhas para efeitos civis. Devem ter mais de 18 anos, saber assinar e ser testemunhas oculares do casamento.

É muito conveniente que os noivos participem em momentos de formação específica para o casamento. Estas ocasiões, muito testemunhais e de partilha, são frequentemente designados como Centros de Preparação para o Matrimónio (CPM).

O processo religioso trata-se na paróquia do noivo ou da noiva, conforme o casamento se realizar numa ou noutra paróquia. Realizando-se numa terceira paróquia trata-se, por norma, na paróquia da noiva. É muito conveniente esclarecer isto no momento da marcação do casamento.

Recomenda-se vivamente que os noivos se confessem antes da celebração do Matrimónio. Quem é batizado deve entregar a Cédula de Vida Cristã para se fazer o respetivo averbamento.

Noivos no altar

Para o dia do Matrimónio

Os noivos e convidados devem ser pontuais. As vestes devem ser dignas e adequadas à celebração e ao espaço onde a mesma decorre.

Não esquecer as alianças.

Deve haver uma pessoa, ou equipa, definida para realizar a reportagem da celebração. Esta deve proceder em conformidade com as orientações para o efeito.

A decoração do espaço é habitualmente garantida por voluntários. Outras hipóteses devem ser combinadas atempadamente. Assinam a ata do casamento e o duplicado para enviar ao Registo Civil, os noivos, as testemunhas e padrinhos, o oficiante e o pároco.

No final da celebração serão entregues as cédulas devidamente atualizadas. Após a celebração do casamento, os noivos, dentro do tempo estabelecido, devem fazer a atualização do seu estado junto das entidades civis, de segurança social e fiscais.

Os ministros do casamento são os cônjuges. Isto significa que são eles que realizam, no dia a dia, esta realidade divina que lhes é dada viver. Por isso, devem cultivar a relação entre si e com Deus. Deste modo, muito pode ajudar a integração em grupos ou serviços que os ajudem neste cultivo. Como exemplo, podem integrar a pastoral familiar da paróquia, a pertença a movimentos de pastoral familiar. Para mais informações pode começar a sua procura aqui.