apresentacao

APRESENTAÇÃO

A paróquia de Loures e a sua padroeira

A origem da paróquia de Santa Maria de Loures ainda não é hoje conhecida, tendo a primeira construção da igreja, a cargo da ordem dos Templários, acontecido cerca do ano 1180. Em 1222, a paróquia aparece referida como “Santa Maria de Laurias” na listagem das igrejas do Termo de Lisboa (segundo Manuel Vargas no Colóquio Igreja Matriz de Loures: descodificar o passado, projetar o futuro). A paróquia de Loures caracteriza-se por abranger um território de grandes dimensões, de onde já surgiram diversas outras paróquias. Coincidente com a delimitação geográfica da freguesia de Loures, atualmente pertence à vigararia de Loures-Odivelas do Patriarcado de Lisboa, fazendo parte da UP7, uma sub-unidade pastoral que junta outras seis paróquias da região: Bucelas, Fanhões, Santo Antão do Tojal, São Julião do Tojal, Lousa e Santo Estêvão das Galés.

A paróquia de Loures assumiu como orago da Igreja Matriz a Mãe de Jesus sob a invocação toponímica de Santa Maria de Loures. Porém, não tendo a representação qualquer símbolo associado, aparece somente sob a tradicional invocação de Nossa Senhora da Assunção. Ainda que a data da padroeira coincida com a solenidade da Assunção da Virgem Santa Maria, celebrada a 15 de agosto, por motivos de ordem pastoral, e por muitos estarem deslocados durante os meses de verão para férias, a celebração das festividades em honra de Santa Maria de Loures foi postecipada para o segundo fim de semana de outubro. Será pertinente ainda referir a falta de coincidência entre as celebrações da padroeira e as festas do município de Loures: outrora, devido à existência de uma capela em honra de Santa Ana no centro da povoação, a Mãe de Maria tornar-se-ia, por decreto real de 1886, a padroeira da cidade de Loures, sendo celebrada a 26 de julho. Mais informação relativa à história e património da paróquia de Santa Maria de Loures poderá ser encontrada aqui.

Mapa da paróquia

Atualmente, a paróquia de Loures está dividida pastoralmente em 16 comunidades, respeitando a identidade dos vários lugares e permitindo uma proximidade maior entre si com a partilha de informação, de recursos e de dinâmicas. Estas comunidades, apelidadas de “zonas”, são dinamizadas pelas respetivas equipas de zona, que constituem estruturas de participação e decisão dentro da paróquia. Uma zona corresponde, portanto, a uma área geográfica de ação, na qual se procura mais eficazmente cumprir aquilo que foi proposto pelo programa pastoral anual. Todas as zonas são diferentes: algumas beneficiam da presença de um local de culto e núcleo de catequese; outras, só local de culto ou só núcleo de catequese; e ainda outras que não dispõem de nenhum dos dois tipos de infraestruturas. Mais informação relativa à vida e dinâmica das equipas de zona pode ser encontrada aqui. No mapa que se segue é possível observar os limites da paróquia de Loures, a localização das 16 zonas, bem como alguns dos principais pontos de interesse assinalados a vermelho e descritos pela legenda. Mais informação relativa aos locais de culto e aos núcleos da catequese pode ser encontrada aqui e aqui, respetivamente.

mapa paroquia

Legenda

1. Capela do Divino Espírito Santo
2. Capela de Stª. Petronila
3. Capela de S. Cristovão ✝
4. Capela de S. Joaquim ✝
5. Oratório do Sr. Jesus dos Desamparados
6. Capela de Stº. Amaro * ✝
7. Escola Primária Infantado * ✝
8. Escola Primária Fanqueiro
9. Capela Mortuária
10. Cemitério
11. Igreja Matriz ✝
12. Centro Paroquial de Loures * ✝
13. Stª. Casa da Misericórdia ✝
14. Agrup. de Escuteiros 1391 - Loures
15. Escola Primária da Mealhada
16. Capela de N. Srª. da Saúde ✝

Zonas

A-dos-Cãos * ✝
Alta, Urmeiras e Sapateiras
Bairro da Milharada e Sete Casas
Barro
Fanqueiro
Guerreiros ✝
Infantado * ✝
Loures * ✝
Marzagão
Mealhada
Moninhos ✝
Montemor ✝
Murteira ✝
Pinheiro de Loures
Ponte de Lousa ✝
Tojalinho

* Núcleo de Catequese
✝ Local de Culto regular

Programa Anual e explicação da meta

Até setembro de 2024, a Paróquia de Santa Maria de Loures é chamada a ousar ser Igreja jovem para todos, todos, todos.

“até setembro de 2024” é o horizonte temporal deste programa pastoral.
“Paróquia de Santa Maria de Loures” corresponde a todos os habitantes da paróquia de Loures, ou seja, o espaço da freguesia de Loures.
“é chamada a ser” quer dizer as pessoas são convidadas a reconhecer que tem muito valor ousar ser Igreja jovem para todos, todos, todos.
“Ousar ser Igreja jovem para todos, todos, todos” quer dizer que o que nos move é o valor da ousadia da juventude que a Igreja tem como missão levar a toda a gente, sendo o termo “todos, todos, todos” usado como meta especial deste ano, por se ter celebrizado com as palavras do Papa Francisco durante as JMJ Lisboa 2023. Ao longo do ano isto significa:


Valor Mês Ocasião
Festejar Outubro Festas de Santa Maria de Loures
Alegrar Novembro/Dezembro Magustos
Animar Janeiro Janeiras | Festas de Santo Amaro | Aldeia Presépio
Não ter medos Fevereiro Dia do doente | Gesto missionário
Ter esperança Março Páscoa
Romper o conformismo, ter horizontes Abril Peregrinação a Fátima e ao Cabo Espichel
Sem empenhado Maio Procissão de velas e terço | Festas de Santo Isidro | Festas de São Filipe | Pentecostes
Ser dinâmico Junho, Julho, Agosto e Setembro Santos populares | Festa de São Cristóvão | Dia dos Avós | Festa de Santa Petronila | Festa Nossa Senhora da Saúde | Festa Nossa Senhora do Carmo

Organograma da Paróquia

O Concílio Vaticano II, que decorreu entre 1962 e 1965, modificou o entendimento pastoral sobre a antiga estrutura piramidal, passando a haver um maior envolvimento e uma maior participação dos fiéis no dinamismo das respetivas comunidades paroquiais. Ainda que a estrutura atual seja mais próxima da circular, no organograma abaixo representa-se de forma esquemática de que modo a paróquia de Loures atua nos diversos setores da pastoral, serviços, equipas de apoio, movimentos e grupos. Tal como dizia São Paulo (Rom 12, 4-5):

"Como num só corpo, temos muitos membros, mas os membros não têm todos a mesma função, assim acontece connosco: os muitos que somos formamos um só corpo em Cristo."

Estrutura Paróquia

No organograma paroquial, o Secretariado reúne regularmente para se dar conta do andamento geral da paróquia, avaliar as ações realizadas, preparar as ações futuras e encontrar formas de acompanhamento das equipas de zona. O Conselho Pastoral surge como um meio primacial de conseguir a coordenação e animação da vida própria da paróquia e de levar à execução os planos e programas nela elaborados, para a construção de uma autêntica comunidade cristã. O Conselho Económico é também um órgão consultivo que, em conformidade com o Direito Canónico, ajuda e é corresponsável pelo aspeto económico das atividades paroquiais. Adicionalmente, são de realçar os serviços técnico-pastorais que apoiam as atividades da paróquia, designadamente o grupo do acolhimento, que se dedica a acolher todos os que se dirigem à paróquia; a equipa de comunicação; e o cartório, que trata de todos os assuntos relacionados com a marcação de batismos, celebração de matrimónios, pedidos de certidões, marcação para atendimento pelo pároco, entre outras informações.